Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011


CANÇÃO FRANCESA CONTEMPORÂNEA

Os alunos do curso de francês ganharam ingressos sorteados pelo Unidiomas para conferir o show da cantora Berry que é sucesso na Europa. O evento ocorreu no sábado dia 02 de abril no Teatro Municipal de São Leopoldo, fazendo parte do projeto Arte Sesc Cultura por Toda Parte, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Alliance Française e Institut Français.

Berry, nome artístico da cantora francesa Élise Pottier, foi destaque cultural em São Leopoldo no sábado. A cantora mostrou simpatia e cantou seus sucessos (ainda desconhecidos do grande público por aqui) como Mademoiselle, Bonheur entre outros mais antigos como Demain. Além disso, renovou canções francesas conhecidas com uma pegada mais contemporânea ou até rock, quando no bis, por exemplo ela atacou com um clássico da chanson française “Capri, c’est fini”.


Para se entrosar com o público, a cantora que não fala português, ensaiou algumas expressões na Língua e mandou ver no “beleza”, “valeu”, “tá bom” e agradeceu com “merci beaucoup” e “obrigada” com o charme do “R” da língua francesa. Além disso, Berry que confessou ser um sonho vir ao Brasil, arriscou cantarolar “só danço samba, vai, vai, vai, vai...”, mostrando sua doçura e simpatia, apesar de se desculpar por desconhecer a letra completa.


Berry iniciou sua trajetória no teatro, mas, além de atuar, sempre mostrou interesse pela poesia e pela música, que ficou mais forte quando formou dupla com o guitarrista Lionel Dudognon, marcando o início de sua carreira musical. Aos 32 anos, ela virou destaque da música francesa e conquistou o prêmio Disco de Ouro pelo álbum Mademoiselle.

Confira depoimentos de alguns alunos que estiveram no show:



Alexsander M.Stello: “Gostei muito do estilo dela (digo , sua música). Creio que este estilo de música só tem a crescer. São interpretações assim que fazem o ouvinte, fechar os olhos e apreciar.”


Maria Eunice Pires: “Foi uma noite fantástica. Boa música, ótima cantora, local confortável...Relembramos os bons tempos da música de qualidade e a doçura de ouvir canções Francesas. Gostamos muito, eu e meu esposo (ele adora ) e com certeza todo o auditório, pois foi lá, quem curte a boa qualidade em ouvir e conhecera cultura Francesa. Foi imperdível.Cantora de muito talento e qualidade, perdeu quem não foi ouvir uma celebridade, ela tem muita simpatia e " bonitinha né?" hehehe. O acompanhamento sem dúvida foi de primeira, lindo demais.”

Paula Oliveira: “La voix de Berry est douce et laisse la bouche entre sourires. Les musiciens sont calmes et expérientés, fantastiques!” = “* A voz de Berry é doce e deixa a boca entre sorrisos. Os músicos são calmos e experientes, fantásticos!”


Prof.Ana Cristina: “ Me surpreendeu positivamente a suavidade e leveza com que a Berry conduziu o show e conseguiu modernizar sem brigar com o estilo da tradicional e bela chanson française. As letras são poéticas e ao mesmo tempo contemporâneas, falam de coisas cotidianas. Sua banda é excelente e contagiou o público. Vale a pena conhecer essa nova chanson française! ”




* Texto enviado pela professora Ana Cristina


Nenhum comentário:

Postar um comentário